terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Biografia de Caravaggio:

Caravaggio (1571-1610) foi um pintor italiano, grande representante do estilo barroco e atuante em cidades como Roma e Nápoles. Pintou temas religiosos e criou a técnica do tenebrismo, efeito que usou o chiaroscuro de forma extrema.
Michelangelo Merisi da Caravaggio nasceu em Milão. Seu pai Fermo Merisi, trabalhou como administrador e arquiteto do marquês de Caravaggio. Era considerado homem de personalidade temperamental. Boêmio inveterado, foi perseguido pela polícia e envolveu-se em brigas por diversas vezes. Em 1606, matou um jovem e fugiu para Nápoles.
Caravaggio andou por diversas cidades italianas, geralmente pintando temas religiosos. Quando pintava outros temas, mostrava prostitutas e gente do povo, ao contrário do modelo tradicional de pinturas que seguiam o estilo greco-romano.
Seus trabalhos são caracterizados pelos contrastes claro-escuro, denominado Chiaroscuro. A pintura “A Flagelação de Cristo" (1607), “A Ceia em casa de Emmaus”(1596), são exemplos disso. A expressão forte é outro traço, como o “São João Batista" (1604).
O forte contrate de luz com os tons terrosos que costumava colocar em seus quadros foi chamado de tenebrismo. Outra característica de Caravaggio é o forte realismo, podemos constatar isso na obra “A Morte da Virgem” e "David com a cabeça de Golias", nessa última obra, o Golias é personificado por ele mesmo. Outras pinturas de Caravaggio representavam o final do período renacentista, onde o estilo obscuro fugia do modelo clássico seguido pelo renascimento: “A conversão de São Paulo a caminho de Damasco” (1601), e “Crucificação de São Pedro”(1601).
Morreu num atentado em Porto Ercole, depois de envolver-se um ano antes em uma briga, o que pode ter sido a causa de sua morte. As pinturas de Caravaggio encontram-se em exposição no Brasil, até julho em Minas Gerais (Casa Fiat de Cultura) e até setembro, em São Paulo (Masp).

in E-Biografias

Sem comentários: