sexta-feira, 1 de julho de 2011

DONATELLO

 O escultor italiano Donatello era filho de artesão. Trabalhou como assistente do escultor Lorenzo Ghiberti e com o arquiteto Filippo Brunelleschi foi até Roma estudar os monumentos antigos. Suas esculturas eram feitas com diversos materiais como bronze, mármore e madeira. Viveu a maior parte da vida em Florença, onde nascera, mas esculpiu também para as cidades de Roma, Siena e Nápoles. Foi um dos fundadores da arte renascentista e da escultura moderna.


Em suas esculturas destacam-se o movimento do corpo, a graça e o naturalismo. Suas obras são influenciadas diretamente pela era clássica; as mais famosas são os três profetas do campanile da Catedral de Florença, feita em sua juventude. Há também “São Jorge” (entre 1415 e 1416) e “David” (entre 1430 e 1432) que foi a primeira estátua nua do Renascimento. Trabalhou com o relevo nas esculturas com destaque para a expressão de alegria infantil na obra “tribuna dos cantores” da Catedral de Florença. A perspectiva geométrica também foi introduzida pelo escultor em obras da Igreja de São Lourenzo e na Basílica de São Antônio de Pádua.

Em sua fase final abandonou a influência clássica e realizou esculturas mais realistas como “Madalena” (1455) “Judite e Holofernes” (1457 a 1460). Faleceu em 1466.

Sem comentários: